A eficiência do tratamento de esgoto em Balneário Camboriú deve alcançar um nível acima de 80% a partir das próximas semanas. O comentário é do ex-diretor-geral da Empresa Municipal de Águas e Saneamento Básico (Emasa), Douglas Beber, que deixou o cargo para tratamento de saúde.
O motivo é a ativação, novamente, da lagoa de aeração. Ela voltou a operar no último final de semana, entre os dias 20 e 21, e dessa forma deve elevar os índices de saneamento básico da cidade em breve.

Douglas Beber reforçou que o processo é gradativo, já que a lagoa vai “se ajeitando” com o tempo. Ele explicou o funcionamento e as etapas do tratamento:
O ex-diretor-geral comentou sobre a relação feita pelo público entre os índices ruins de balneabilidade da Praia Central e a falta de tratamento na lagoa. Ele não concorda com essa ligação e argumenta que, muitas vezes, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) realiza coletas para análise em períodos de chuva.
Ouça o comentário:
A lagoa de aeração foi desativada em 2023 para a manutenção de uma geomanta que havia rompido. Essa geomanta é responsável por impedir que os dejetos depositados na lagoa penetrem no solo, evitando a poluição do meio ambiente.
Nos últimos relatórios de balneabilidade do IMA, a Praia Central de Balneário Camboriú, em pontos analisados é considerada uma das mais poluídas de Santa Catarina.
Autor: Luiz Lerner, estagiário – Jornalismo