O atleta da Fundação Municipal de Esporte de Balneário Camboriú (FMEBC), Gabriel ‘Fly’ Miranda, foi o primeiro brasileiro a entrar em ação no UFC (Ultimate Fighting Championship) 293, realizado em Sydney, na Austrália. Precisou de apenas de 59 segundos para finalizar e vencer o adversário neozelandês, Shane Young. Foi a primeira vitória de ‘Fly’, como é conhecido, na maior e mais popular organização de artes marciais mistas (MMA) do mundo, o UFC, realizado no último sábado, 9.
Gabriel Miranda, nascido em Telêmaco Borba, Paraná, vinha de derrota para o francês ‘Benoit St. Denis’ na sua primeira luta no UFC. O atleta da FMEBC foi nocauteado no segundo round do evento UFC Fight Night 209 – Gane x Tuivasa, realizado no dia 3 de setembro de 2022. A luta foi realizada nos pesos-leves, até 70kg, uma categoria acima do lutador, que luta nos pesos-penas, até 66kg. O confronto diante de Benoit surgiu como uma oportunidade de última hora para fazer parte do plantel do UFC. Sem desperdiçar a chance, ‘Fly’ aceitou o desafio de competir entre os pesos-leves e com apenas duas semanas de treinos.
O brasileiro considerou sua verdadeira estreia no último sábado, em sua categoria de origem, e mostrou o porquê estava entusiasmado para competir em sua divisão de peso. Gabriel ‘Fly’ Miranda é faixa-preta de Jiu-Jitsu e das 17 vitórias em sua carreira, 16 foram por finalização. Ao impor seu jogo da arte suave, o brasileiro não deu brechas para Shane (ficou 2 quilos acima do limite) e o finalizou com um mata-leão, apagando o adversário que agora tem o emprego ameaçado após sofrer sua quarta derrota seguida no UFC.
Confira os momentos finais da luta:
Miranda contou que está se sentindo muito bem e falou sobre as 28 horas de viagem para lutar no UFC 293 – Adesanya x Strickland. “Me sinto muito bem porque agora estou na minha categoria de origem. Os pesos-penas têm um grande problema agora, porque estou aqui. Viajei por 28 horas do Brasil até aqui e estava para lutar com qualquer um. Treino muito isso todos os dias, esse é o meu jogo. Meu jogo é o jiu-jitsu. São Paulo? (fala em alusão à sua vontade de lutar no UFC São Paulo – Blaydes x Almeida, no dia 4 de novembro) São Paulo, estou aqui e pronto para a próxima”, declarou Gabriel, ainda no octógono, em entrevista que foi traduzida por Gilbert Durinho (lutador do UFC na categoria dos meio-médios (até 77,1kg) e ex-desafiante pelo cinturão da organização).

- Leia também no Portal Menina: Ciclone atinge Santa Catarina trazendo chuva e frente fria
Carreira de Gabriel ‘Fly’ Miranda
Gabriel Miranda, 33 anos, é um lutador paranaense de MMA. Atualmente treina na academia curitibana CM System. Estreou no MMA em 2011 e disputa na categoria pesos-penas, até 66kg. É faixa preta no Jiu-Jitsu e Campeão Paranaense da modalidade. Estreou em um evento amador do MMA em 2011, o SHC – Stricker’s House Cup 9. Na ocasião, venceu seu adversário no primeiro round com uma chave de braço.
O atleta soma 23 lutas, seu cartel é composto por 17 vitórias (16 finalizações e um nocaute) e 6 derrotas (quatro por decisão dos juízes e duas por nocaute).
Resultados Oficiais | UFC 293: Adesanya x Strickland (Fonte: UFC)
Card Principal
- Sean Strickland venceu Israel Adesanya por decisão unânime (triplo 49-46) e conquistou o cinturão da categoria peso-médio, até 83,9kg
- Alexander Volkov venceu Tai Tuivasa por finalização (Ezequiel) aos 4m37s do 2° round
- Manel Kape venceu Felipe dos Santos por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)
- Justin Tafa venceu Austen Lane por nocaute aos 1m22s do 1º round
- Tyson Pedro venceu Anton Turkalj por nocaute aos 2m12s do 1º round
Card Preliminar
- Carlos Ulberg venceu Da Woon Jung por finalização (mata-leão) aos 4m49s do 3º round
- Chepe Mariscal venceu Jack Jenkins por nocaute técnico (lesão) no 2º round
- Jamie Mullarkey venceu John Makdessi por decisão unânime (triplo 29-28)
- Nasrat Haqparast venceu Landon Quiñones por decisão unânime (triplo 30-27)
- Charles Radtke venceu Mike Diamond por decisão unânime (triplo 29-27)
- Gabriel ‘Fly’ Miranda venceu Shane Young por finalização (mata-leão) aos 59s do 1º round
- Kevin Jousset venceu Kiefer Crosbie por finalização (mata-leão) aos 4m49s do 1º round