Pacientes relataram problemas para realizar consultas através do serviço de telemedicina disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú. De acordo com a diretora de atenção básica à saúde, Marina Hirano, o problema está relacionado a uma instabilidade no WhatsApp de uma empresa parceira da TopMed, responsável pelo sistema de telemedicina no município.
“O que acontece? A TopMed é vinculada a uma outra empresa que faz o gerenciamento do WhatsApp a nível mundial. Então nós tivemos uma instabilidade nesta outra empresa que fez o bloqueio do acesso com o WhatsApp”, explica.
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Como usar o serviço?
Com a instabilidade no WhatsApp, o paciente pode acessar as consultas de telemedicina mesmo contato 0800 888 6556, porém realizando uma ligação convencional. O paciente vai conversar com uma enfermeira que vai encaminhar um link via SMS (mensagem de texto) para acessar a consulta com um médico.
Ainda de acordo com Marina Hirano, a prefeitura também trabalha para disponibilizar um aplicativo para uso do serviço de telemedicina, a expectativa é de que ele seja divulgado durante a semana.
Apesar dos esforços para normalizar o serviço, ainda não existe um prazo para que a telemedicina possa ser solicitada via WhatsApp.
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