A novidade que impulsionará o turismo da região foi anunciada na manhã de terça-feira, 29, no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú. A partir de 2024, o Aeroporto Ministro Victor Konder (NVT), em Navegantes, realizará voos diretos para o Aeroporto de Ezeiza (EZE), em Buenos Aires, Argentina. A Gol Linhas Aéreas confirmou o início da operação para o dia 3 de janeiro de 2024, mirando a alta temporada no litoral catarinense.
Serão 10 voos entre o início do ano e o dia 17 de fevereiro, sendo cinco saindo de Navegantes e cinco saído de Buenos Aires. Além disso, a Gol confirma que haverá a opção de horários noturnos em ambos os aeroportos. Além disso, entre o dia 18 de fevereiro e 30 de março, serão seis voos semanais (três em cada cidade).
A aposta da companhia aérea é com relação ao período de alta temporada de Santa Catarina, no qual terá quatro voos diários entre o estado e a capital argentina. Um de Florianópolis ao Aeroparque (AEP), dois de Florianópolis a Ezeiza (EZE) e outro de Navegantes a Ezeiza. Não há expectativa de que a rota continue operando no início de abril, já que a própria companhia a chama de “voos sazonais”.
O gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da Gol, Bruno Balan, afirmou a grande aposta. “Esta nova rota de verão é uma grande aposta da Gol para a alta temporada e uma enorme conquista para Santa Catarina, porque ampliará ainda mais as possibilidades de viagens entre o Brasil e a Argentina”.
A rota NVT-EZE será operada pela Gol com o Boeing 737, com capacidade para até 176 passageiros. Os bilhetes já estão disponíveis para compra no site oficial da companhia.

- Leia mais no Portal Menina: Homem sob efeito de drogas é preso por ameaçar a família e atirar contra parede, em Itajaí
Impulsão do turismo em Balneário Camboriú
O impacto da novidade deve impulsionar o turismo em Balneário Camboriú. Nos seis primeiros meses de 2023, 126.213 visitantes vindos de ônibus passaram pelo Portal de Informações Turísticas (PIT). Além disso, os turistas sul-americanos são maioria, com destaque para os argentinos, representando 30% das entradas internacionais.
Em vista disso, a expectativa da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico é de expansão no número de visitantes argentinos para a próxima temporada. O acesso mais cômodo, sem a obrigatoriedade de vir por terra, auxilia na vinda dos turistas.
O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, declarou que esta será mais uma ação que colocará a cidade num patamar elevado. “Proporcionar melhores condições para o nosso acesso colabora com a qualificação da experiência que as pessoas têm ao nos visitar. Essa é mais uma ação para colocar a cidade e o estado em um patamar mais elevado. Assim como passeios e praias, um voo qualificado, que dê mais acessibilidade ao turista, faz parte da experiência de conhecer Balneário Camboriú”.