De acordo com a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, a partir desta sexta-feira, 12, a nova atualização no sistema de verificação de filas pode ficar instável por conta do processo de modernização. Em entrevista ao Jornal da Menina desta sexta, o secretário de saúde do município, Omar Tomalih, esclareceu sua insatisfação com o antigo sistema e os objetivos do órgão com as novas atualizações.
“Não é possível que a gente mantenha um sistema onde o cidadão tenha que estar correndo de um órgão pra outro para carimbar papel, para resolver situações. Então, em busca disso, nós tivemos que modernizar o nosso sistema. Trouxemos um sistema totalmente novo, moderno, tecnológico, com o que tem de mais novidade na área da saúde”, destacou.
Tomalih complementou dizendo que a mudança vem sendo projetada desde de 2023. “A mudança desse sistema começou em agosto do ano passado, onde nós começamos a treinar todas as nossas unidades, todos os nossos funcionários, rever todos os processos, fazer os backups de todas as nossas listas, até o momento certo que seria a transição final. Esta transição final vai acontecer na noite de hoje (sexta-feira)”, contou o secretário.
Neste sábado, 13, o “velho sistema” sai completamente de cena. Omar Tomalih salientou que, por ser uma novidade, podem haver instabilidades. “A partir do sábado, o antigo sistema para totalmente de funcionar e começa a funcionar o novo sistema. Isso vai causar, primeiro, um pouco mais de demora na hora do atendimento, na hora do cadastro, na hora da pessoa ser atendida no balcão. Então eu quero pedir que a população tenha um pouco de paciência, nós vínhamos falando disso, mas já estamos na parte final da mudança do sistema”.
- Leia mais no Portal Menina: Maycon Cosmer, “tio da merenda”, é o primeiro eliminado do BBB 24
A partir da próxima fase, a população de Balneário Camboriú vai contar com um aplicativo próprio para a área da saúde.
“Muitas coisas de que os cidadãos precisavam correr entre os nossos prédios para poder fazer documentação, marcar consulta, ir na regulação, voltar ao posto de saúde… isso vai acabar. Isso eles vão ter através de um aplicativo na palma da mão. Vai ser tudo digitalizado. A saúde precisava entrar nessa era”, finalizou o secretário.
Nesta primeira fase (migração do sistema), caso encontre dificuldade na verificação de consultas, exames, cirurgias e/ou procedimentos do sistema, pode-se atualizar as informações por telefone ou se dirigir até a Central de Regulação para atendimento presencial. O telefone para atendimento é (47) 3261-6200, e a Central de Regulação é anexa à Secretaria de Saúde, localizada na Rua 1500, n° 1100, Centro.
Autor: Pedro Gaya (estagiário de jornalismo)