Os ventos devem ficar mais fortes no litoral catarinense ao longo desta segunda-feira, 19, principalmente na região entre Florianópolis e o Litoral Sul de Santa Catarina. Conforme o climatologista Sergey de Araújo, a causa da alteração climática é a tempestade tropical Akará, que se formou ao longo do final de semana e se desloca pelo Sul do país.
Responsável pelo Laboratório de Climatologia da Univali (LabClima), Sergey detalha que as rajadas de vento nas proximidades do ciclone, agora chamado de tempestade, ultrapassam os 75 km/h. Já o portal MetSul Meteorologia informou que essa tempestade tropical é o “estágio anterior ao de um furacão”.

Inclusive, a última tempestade tropical que atingiu o Brasil foi registrada pela Marinha em maio de 2022.
Alerta de impactos aos moradores do litoral de SC
A Defesa Civil do Estado declarou ainda na sexta-feira, 16, que o ciclone está localizado em alto mar, longe da costa. Dessa forma, o impacto esperado está relacionado aos ventos que podem causar destelhamentos, queda de galhos, árvores e danos na rede elétrica.
O órgão de defesa reforça que em alto mar as ondas podem chegar a 5 metros de altura, enquanto nas praias alcançam os 2,5 metros. Essas condições trazem riscos à navegação marítima. Em caso de emergências, é possível procurar ajuda através dos telefones 193 e 199.