Nesta sexta-feira, 18, uma formação e passagem de um ciclone extratropical entre o litoral da Argentina e o sul do Rio Grande do Sul vai provocar fortes rajadas de vento na região. Estes temporais vêm acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo, iniciando nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul a partir da tarde da sexta-feira e avançando para as demais regiões do estado até a manhã do sábado, 19.
De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, a quinta-feira, 17, permanece ensolarada e as temperaturas podem chegar aos 30°C ao longo do dia. A partir de sexta-feira, ocorre a brusca mudança. “A frente fria avança primeiro pelas regiões: Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, provocando pancadas de chuvas com trovoadas no período da tarde. Já no final do dia e começo da noite pega a região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e o Norte, provocando a mesma condição. Além de raios a previsão indica ventanias que podem passar dos 60 km/h e as temperaturas acabam diminuindo. No sábado a tendência é de melhora no tempo”, relatou.
A meteorologia da Defesa Civil de Santa Catarina divulgou que a sexta-feira vai começar abafada e o calor vai aumentar ainda mais, antes das chuvas. Na região do Litoral e Grande Oeste as mínimas variam em torno de 17°C a 20°C, nas demais regiões a temperatura fica entre 13°C a 16°C. O período da tarde vai ser de muito calor em todas as áreas do estado, com temperaturas entre 27°C e 30°C na maioria das regiões. No Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte, as máximas podem chegar em torno de 34°C.

Leia também no Portal Menina: CDL Balneário Camboriú completa 46 anos e lança aplicativo