O projeto de Monitoramento de Praias Bacia de Santos (PMP-BS), realizada pela Univali, registrou dois elefantes-marinhos (Mirounga leonina), na última semana, em Penha. Eles não apresentaram sinais clínicos de debilidade. O animal é uma espécie ocasional em Santa Catarina e comum nesta época do ano. Os elefantes-marinhos são animais migratórios, que anualmente se deslocam de áreas subantárticas para as águas quentes do litoral brasileiro.



A pausa em costões e na areia da praia faz parte do comportamento natural dos Pinípedes – superfamília das focas, dos lobos, dos leões e dos elefantes marinhos. O descanso é imprescindível para que os Pinípedes completem o ciclo migratório e retornem para as colônias reprodutivas ao fim do Inverno.
ATENÇÃO
Evite aproximações indevidas, movimentações e barulho perto dos locais de descanso. Não tente alimentá-los ou devolvê-los para a água. Pinípedes são animais silvestres, sem quase ou nenhum contato com seres humanos, e podem entender um movimento diferente como uma ameaça, reagindo da sua forma.
Se você avistar um animal marinho, pode acionar as equipes do PMP- BS pelo telefone 0800 642 3341.
Fonte: PMP-BS.