A semana de promoções conhecida como Black Friday pode ser a oportunidade para comprar produtos com desconto de até 50%. Entretanto, os especialistas alertam que é preciso cuidado na hora de fazer essas compras.

Algumas lojas aproveitam a data para aumentar o preço dos produtos e aplicar um desconto alto, que chama a atenção do consumidor, mas que, na verdade, não gera economia real. O famoso “tudo pela metade do dobro”.
No caso de compras feitas diretamente nos estabelecimentos comerciais, é importante analisar a marca e a qualidade do produto, bem como fazer uma pesquisa em outros estabelecimentos com objetivo de economizar na hora da compra.
Além disso, conferir se o produto possui garantia estendida e exigir a nota fiscal de compra. Desta forma, o consumidor tem a certeza de que poderá exigir reparos no produto em caso de defeito ou mesmo entrar com reclamação junto ao Procon.
compras na internet
Nas promoções, o consumidor deve ficar atento e verificar no site da empresa se realmente procede à oferta e desconfiar quando o preço do produto está muito abaixo do valor de mercado. Deve verificar também se existe assistência técnica para o produto comprado.
Importante ficar atento às ofertas e promoções de mercadorias recebidas por e-mail e principalmente evite clicar nos links enviados. É importante verificar primeiramente no site da empresa se procedem as informações do e-mail recebido.
denúncias
Nos casos necessários de denúncia, é importante levar no Procon, além da nota fiscal ou cupom, comprovante de residência. O órgão de defesa atende das 9h às 16h, na Avenida Presidente Castelo Branco (Beira Rio), 1.242, no Centro.
Dúvidas quanto reclamações também podem ser dirimidas pelo WhatsApp do Consumidor no 3381-7151 (apenas mensagens de texto). O e-mail do Procon é [email protected].
Orientações
- Compre o produto somente se você necessita;
- Fique atento à marca e qualidade do produto;
- Exija a nota fiscal de compra do produto;
- Em caso de trocas, verifique com a empresa se existe esta possibilidade;
- Consulte se há reclamações contra a empresa que está vendendo o produto;
- Nas compras on-line, verifique se o preço realmente compensa, incluindo o frete;
- Fique alerta caso seja solicitado o pagamento do frete fora da negociação e principalmente com pagamento via Pix;
- Visite o site oficial da loja na internet para evitar golpes;
- Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais;
- Desconfie caso encontre um produto com valor muito abaixo do mercado;
- Lembre-se: compras pela internet podem ser canceladas ou o produto devolvido no prazo de sete dias.
Leia mais: Três homens são presos por violência doméstica em Blumenau