O Projeto Integrado de Mobilidade Sustentável na Região da Foz do Rio Itajaí (Promobis) teve um avanço importante na sexta-feira, 12, quando o Conselho de Diretores do Banco Mundial aprovou um investimento de U$ 90 milhões (pouco mais de R$ 460 milhões) para criação de um transporte público ligando as 11 cidades da região.
De acordo com o gerente técnico do Promobis, professor Paulo Rech, com a aprovação junto ao Banco Mundial o próximo passo é a assinatura de contrato entre os municípios envolvidos no projeto.
“Já havia sido aprovado no boarding do Banco Mundial no Brasil no ano passado. Agora foi aprovado em Washington. Esse é o grande avanço. Então, a próxima etapa agora é a assinatura dos contratos entre todos os municípios envolvidos e o Banco Mundial. A minuta já está aprovada, foi aprovada agora no início de março em Brasília”, destacou o gerente técnico do Promobis, professor Paulo Rech.
Outro processo que ocorre em paralelo é a aprovação junto à Casa Civil e no Senado, pois o governo federal é o garantidor dessa operação de crédito realizada pelos municípios.
Ônibus elétricos
O sistema escolhido foi o de BRT (bus rapid transit, ou transporte rápido por ônibus) com veículos elétricos oferecendo uma opção de mobilidade integrada e sustentável entre os municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo, que compõem a Associação dos Municípios da Região Foz do Rio Itajaí (Amfri). A iniciativa deverá beneficiar aproximadamente 592 mil pessoas.
Também serão realizados investimentos na construção e manutenção de ciclovias, ciclofaixas e estruturas para pedestres. Essas melhorias serão instaladas ao longo do novo sistema de BRT para garantir acessibilidade ao serviço, principalmente para comunidades de baixa renda.
Além dos U$ 90 milhões emprestados pelo Banco Mundial, outros U$ 30 milhões (R$ 153 milhões) serão investidos pelos municípios. A expectativa é de atrair U$ 42 milhões (R$ 215 milhões) em recursos da iniciativa privada. Também existem negociações em andamento com o governo de Santa Catarina sobre um possível apoio financeiro. O prazo para o pagamento do empréstimo é de 22 anos, com um período de carência de 7 anos.
Túnel entre Itajaí e Navegantes
O projeto também contempla a construção do um túnel submerso ligando Itajaí e Navegantes, que nesse caso seria desenvolvido por meio de uma parceria público-privada (PPP).
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