Após anunciar que a Festa Farroupilha seria realizada entre outubro e novembro, a Prefeitura de Camboriú voltou atrás e definiu que o evento ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no Parque Municipal Maria Aparecida Ganancini Vignoli, no bairro Cedro. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 29, durante reunião entre o prefeito Leonel Pavan e representantes dos grupos tradicionalistas da cidade.
A assessoria de imprensa da prefeitura atribuiu a indefinição nas datas da realização da festa à aprovação tardia do projeto na Câmara de Vereadores, que aconteceu em 19 de agosto — o envio foi no dia 23 de junho —, impossibilitando a “abertura do edital e o credenciamento da entidade responsável dentro do prazo habitual”. A solução encontrada para que o evento seja realizado em setembro, mês tradicional das celebrações Farroupilha, foi organizar a festa em parceria com os grupos tradicionalistas e com suporte direto do poder executivo.
“Estamos fazendo do limão uma limonada. Apesar do pouco tempo, vamos realizar um grande encontro, junto com os grupos tradicionalistas da cidade, com responsabilidade financeira e valorização da cultura gaúcha local — mas sem repetir o modelo oneroso do passado”, destacou o prefeito Leonel Pavan.
Apesar do curto prazo, a administração garantiu a mobilização da Fundação Cultural para estruturar o evento, com apoio logístico do município. A programação completa será divulgada nos próximos dias. A festa não terá caráter comercial. Ela será organizada em espaço público, com apoio do município na instalação de tendas, banheiros químicos, iluminação e atrações artísticas.
Pavan, que participou do início das primeiras celebrações da Semana Farroupilha em Balneário Camboriú, ainda em 1989, adiantou que, a partir de 2026, o Acampamento Farroupilha será retomado com organização antecipada e inclusão oficial no calendário anual de Camboriú.