O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com inscrições abertas até o dia 19 de setembro para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. São oferecidas 2.455 vagas gratuitas em 15 cidades de Santa Catarina.

No Campus Blumenau, estão disponíveis 175 vagas, distribuídas entre os cursos de Informática, Eletromecânica e Mecatrônica. Como se trata de uma instituição pública federal, os estudantes não pagam mensalidades para estudar no IFC.
As vagas são destinadas a candidatos que tenham concluído o Ensino Fundamental, ainda não tenham concluído o Ensino Médio e não se enquadrem na faixa etária da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A taxa de inscrição é de R$ 30 e pode ser feita pela internet, no Portal do Candidato.
PROCESSO SELETIVO
A seleção será realizada por meio de prova com 28 questões de múltipla escolha, marcada para o dia 19 de outubro. A prova estará dividida nas seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias
O conteúdo programático está disponível no Anexo III do edital. Os aprovados iniciarão as aulas no primeiro semestre letivo de 2026.
COMO FUNCIONA O CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO?
O curso técnico integrado permite ao aluno cursar as disciplinas do ensino médio regular – como Biologia, Geografia, História e Português – simultaneamente à formação técnica profissional.
No curso de Informática, por exemplo, o estudante também aprenderá programação, redes e engenharia de software. Em média, o aluno frequenta o IFC em dois turnos (manhã e tarde).
VAGAS RESERVADAS – COTAS
O IFC reserva 50% das vagas para candidatos que cursaram o ensino fundamental em escola pública, subdividindo essa categoria com base em critérios socioeconômicos e raciais. Também há vagas reservadas para pessoas com deficiência e, em alguns campi, para estudantes oriundos da agricultura familiar.