A abertura do 13° Acampamento Farroupilha levou grande público à estrutura montada em frente à Praça das Bandeiras, na entrada de Balneário Camboriú. Além das apresentações musicais e da gastronomia típica gaúcha, o início das festividades também contou com uma homenagem ao Dr. Narbal Andrade de Souza, fundador e idealizador da Rádio Menina.
O apresentador do programa Rancho de Taura da Rádio Menina, o ícone tradicionalista Osmar Fernandes, discursou elencando as contribuições do Dr. Narbal para o fortalecimento da tradição e da cultura gaúcha em Santa Catarina.
“São mais de 35 anos com a música gaúcha presente na programação da Rádio Menina. A Rádio Menina de Blumenau, que era outra região difícil de introduzir a música gaúcha, também tem os programas gauchescos em sua programação. Dr. Narbal também teve o CTG Cabaña Del Piá, nos pagos de Camboriú, e incentivou essa gurizada das danças, das invernadas, os peões laçadores dos rodeios, muitas vezes tirando dinheiro do próprio bolso para incentivar a nossa cultura gaúcha”, lembrou.
Na sequência, a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), entregou ao Dr. Narbal de Souza uma placa produzida pela Associação Gaúcha de Entidades Tradicionalistas de Santa Catarina (AGETSC), como forma de reconhecimento aos feitos do empresário para o tradicionalismo.
“Narbal Andrade de Souza, em reconhecimento à sua parceria incansável, que sempre acreditou, apoiou e divulgou os CTGs e a cultura gaúcha, ajudando a manter a propagação das tradições através da Rádio Menina, fortalecendo as nossas raízes. Ser gaúcho é cultivar com orgulho nossa história”, disse a prefeita ao ler a homenagem.
Leia também no Portal Menina: Acampamento Farroupilha começa nesta sexta com shows, cavalgada e comidas típicas
Uma história de sucesso
Aos 80 anos, Dr. Narbal Andrade de Souza construiu uma trajetória marcada pela perseverança, liderança e inovação. Natural de Lages, iniciou cedo na política, sendo eleito vereador aos 20 anos. Formado em Direito pela Univali, mudou-se para Itajaí e depois para Balneário Camboriú, onde se estabeleceu definitivamente com a família e voltou a atuar na política como vereador.
Após breve passagem por Mato Grosso do Sul, retornou ao litoral catarinense, onde consolidou sua carreira como advogado e investidor no setor imobiliário. Ele idealizou e fundou as rádios Menina de Balneário Camboriú e Blumenau, além da Rádio Guri de Lages. Visionário, também atuou em diversos empreendimentos pioneiros, como TV a cabo, internet, construtoras, agências de viagens e lan houses.
Apenas o começo!
A primeira noite já reuniu grande público no Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú e a expectativa é de que mais de 100 mil pessoas visitem o evento. Para o presidente da AGETSC, Juan Daniel Isernhagen, a festa é uma integração da cultura regional do Sul do Brasil.
“Não é porque quem nasceu no Rio Grande do Sul é gaúcho ao extremo, ou quem é daqui não é. É uma cultura que vem por onde quiserem aceitar, e Santa Catarina aceita muito bem. É gaúcha por tradição e por excelência. Tanto é que é a maior festa popular do município, onde recebemos normalmente mais de 100 mil pessoas. É uma festa cultural, familiar, que traz os valores, as tradições, aquilo que a gente acredita que é mais puro”, destacou.
Com apresentações de música nativista, culinária típica e manifestações culturais da tradição gaúcha, o 13° Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú segue até 28 de setembro, com entrada gratuita.
Veja a homenagem: