O caso do funcionário agredido por um paciente no setor de pediatria do hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, não é o único, após a divulgação do episódio, outros colaboradores da unidade hospitalar procuraram a Rádio Menina relatando que também sofreram agressões.
De acordo com os profissionais, que com medo de represálias preferiram não se identificar, ambos vivenciaram no Pronto-Socorro (PS) situações onde foram agredidos por pacientes ou seus acompanhantes. Em um dos casos, uma profissional da enfermagem conta ter sido agredida por uma mulher que aguardava atendimento em uma cadeira de rodas.
“Ela levantou da cadeira de rodas e começou a me chutar”, afirmou.
Ainda de acordo com os profissionais da saúde, a principal causa dos conflitos está relacionada ao estresse dos pacientes que aguardam por atendimento nos dias de superlotação no hospital, enquanto alguns reclamam e xingam, os mais exaltados partem para briga.
Foi o que aconteceu com outra funcionária que relatou ter sido agredida com chutes e tapas na triagem do Pronto-Socorro. Ela inclusive fez um boletim de ocorrência sobre o caso.
A diretora do hospital Ruth Cardoso, Syntia Sorgato, reiterou a importância do respeito entre pacientes, acompanhantes e colaboradores. A nota enviada pela direção confirma quatro casos de agressão, sendo três deles no PS Adulto e um no PS Pediátrico.
A unidade hospitalar conta com 37 guardas patrimoniais, porém está sendo providenciada a contratação de vigilância armada para “suporte nas situações de agressividade”.
Confira na íntegra a nota com a resposta da direção do hospital Ruth Cardoso:
O Hospital Ruth Cardoso preza pelo atendimento de qualidade e com cordialidade, são muito importantes o respeito e a gentileza de todas as partes: pacientes, acompanhantes e colaboradores.
Percebemos nos últimos meses, muitos pacientes e acompanhantes chegando alterados emocionalmente, entendemos as situações de saúde de cada um, o hospital está aqui para atender as necessidades de urgência e emergência a saúde, contudo, é muito importante manter o respeito e a cordialidade de todas as partes.
Acompanhamos as equipes, conversamos, treinamos para o acolhimento dos pacientes e familiares nas situações difíceis de saúde.
Solicitamos a população que chega ao hospital respeito aos colaboradores, trabalhamos diariamente com elevada procura das pessoas por atendimento, todos os casos são priorizados pela urgência e emergência do quadro clínico, através do Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco – PCACR instituído pela Secretaria Estadual de Saúde.
De 1° de janeiro até ontem, 16 de maio, foram realizadas mais de 4.300 internações e mais de 38.800 atendimentos nas portas do PS Adulto, PS Pediátrico e Centro Obstétrico do Hospital Municipal Ruth Cardoso.
Neste mesmo período, tivemos registro de 4 casos de agressão, 3 deles no PS Adulto e um no PS Pediátrico. Todos os casos acolhidos, atendidos e ouvidos pelo Coordenador e Gestão, com identificação dos pontos de melhoria.
Temos no quadro 37 guardas patrimoniais para todas as recepções e portas de entrada do hospital. Planejado adicional, em tramitação, a contratação de vigilante armado 24 horas para suporte nas situações de agressividade dos pacientes e acompanhantes à equipe que está trabalhando.
Vimos por meio deste, solicitar à comunidade respeito e consideração aos profissionais que estão aqui para atendê-los, gentileza gera gentileza, estamos todos aqui para ajudar.
Diretoria do HMRC