“O campo do Mumu agora é padrão FIFA”, celebrou a prefeita Juliana Pavan (PSD) após a inauguração do Centro de Desenvolvimento do Futebol na manhã desta sexta-feira, 15, no bairro dos Municípios, ao lado da sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú.
O evento contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, do presidente da FCF, Rubens Renato Angelotti, e dos ex-jogadores Bebeto, Márcio Santos e Branco, campeões mundiais com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.

A entrega do Centro de Desenvolvimento do Futebol faz parte das ações da FIFA e da CBF envolvendo o legado da Copa de 2014. Os estados que não receberam jogos do mundial realizado no Brasil foram contemplados com estruturas que têm o objetivo de fomentar o futebol em todas as regiões do país.
Segundo o presidente da CBF, Samir Xaud, eleito para o cargo em maio de 2025, esse vácuo de 11 anos entre a Copa do Mundo e a entrega de obras do legado foi provocado por diversos fatores. “Imbróglios judiciais, escolha de terreno e a questão do financiamento da manutenção do Centro de Desenvolvimento”, explicou.
Leia mais: com contrato de 50 anos, CBF vai retomar construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol em BC
Além de arcar com todos os custos da construção do Centro de Desenvolvimento do Futebol, Xaud também afirmou que, ao assumir a gestão da CBF, determinou que a entidade deixasse uma verba disponível para custear as instalações por dois anos, garantindo um prazo maior para que as federações consigam buscar a “autossustentabilidade desse legado”.

O espaço será utilizado para ações da Federação Catarinense de Futebol e também pela Prefeitura de Balneário Camboriú. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Diogo Catafesta, a administração municipal poderá realizar atividades no complexo envolvendo escolinhas, projetos sociais e jogos do campeonato amador.
“A gente já tem escrito e em contrato que tem dois dias da semana para o uso da Fundação Municipal do Esporte, colocar escolinhas, colocar alguns projetos sociais que a gente apoia também, e no sábado livre para fazer os jogos do Campeonato Amador de Futebol”, destacou.
Ídolos do Tetra presentes
A participação dos campeões da Copa do Mundo de 1994, Bebeto, Branco e Márcio Santos, tornou a inauguração ainda mais especial. Os ex-jogadores interagiram com o público presente na arquibancada e atenderam os pedidos de autógrafos e fotos das crianças que estavam no gramado.
Morador da cidade, o zagueiro Márcio Santos celebrou o fato de Balneário Camboriú ter sido uma das escolhidas para receber o Centro de Desenvolvimento do Futebol. “Eu realmente fiquei emocionado porque é a quarta cidade que é contemplada com o legado da FIFA. Balneário Camboriú já se tornou um nome forte, não só no Brasil, mas internacionalmente, e eu fico feliz que está sendo feito aqui. Eu acredito que esse legado vai ajudar muito a população de Balneário Camboriú”, disse.
Para o atacante Bebeto, esse tipo de estrutura reforça o papel de transformação social promovido através do esporte. “Eu sempre falo que o futebol é uma ferramenta poderosíssima de inclusão social, não falo só do futebol, o esporte no geral, isso aí vai mudar a vida de muitos meninos, eu não tenho dúvida disso”, salientou.
Estrutura do Centro de Desenvolvimento do Futebol
O complexo conta com um prédio principal contendo vestiários, sala de massagem, área médica, depósito, sala de reuniões/multiuso, sala de administração, lanchonete/restaurante, guarita de segurança, arquibancada com capacidade para 480 pessoas (sem cadeiras), área técnica, um campo de futebol em tamanho oficial FIFA (90 m x 60 m) e estacionamento. A parceria entre a Prefeitura de Balneário Camboriú e a CBF prevê a concessão do terreno, com área de 11.340,65 m², por 50 anos, renováveis por mais 50.