A força de um tornado surpreendeu moradores de Barra Bonita, no Oeste catarinense, na noite de sábado,20, ao arrancar uma casa de madeira do chão e arremessá-la sobre um carro estacionado. Apesar do susto, ninguém ficou ferido, já que os moradores não estavam no local no momento do temporal.
O imóvel ficou parcialmente apoiado no veículo, que segue embaixo da estrutura neste domingo, 21. O coordenador da Defesa Civil de Barra Bonita, Eduardo Frederichs, informou que a retirada da residência será feita após a melhora do tempo.
A cidade, que tem apenas 1,6 mil habitantes, foi atingida por ventos que, segundo a Defesa Civil, podem ter ultrapassado os 80 km/h. Granizo e rajadas fortes afetaram cerca de 40 casas, provocando destelhamentos e queda de árvores e postes de energia, o que deixou diversas unidades consumidoras sem luz.
Imagens de drone divulgadas pela Coordenadoria Regional de São Miguel do Oeste mostram um rastro de destruição, com telhados destruídos e vegetação tombada, condizentes com a passagem de um tornado.

As tempestades se formaram no Extremo Oeste devido à intensificação de uma baixa pressão no interior do continente, associada ao calor da região. O sistema avançou pela fronteira com a Argentina e ganhou força nas cidades de São Miguel do Oeste e Barra Bonita.