A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, participou nesta terça-feira, 26, em Brasília, de uma reunião com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar da otimização do contrato de concessão do trecho Norte da BR-101, administrado pela Arteris Litoral Sul. O encontro contou com a presença do diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio, além de prefeitos da região.
Na reunião, foi informado que o processo foi encaminhado na segunda-feira, 25, ao Tribunal de Contas da União (TCU), já com o compilado de obras solicitadas pelos municípios. A análise preliminar deve durar 120 dias e, após essa etapa, será definido um escalonamento de prioridades. A previsão é que a otimização do contrato ocorra em até 12 meses.
Juliana Pavan entregou um ofício à agência com demandas específicas de Balneário Camboriú, incluindo marginais, viadutos e terceiras faixas. “Hoje 70% do PIB de Santa Catarina passa pelo trecho da BR-101 que corta nossa região. Nós precisamos de um olhar mais apurado da ANTT para as nossas demandas”, afirmou a prefeita.
Leia também: Penha abre cadastro para protetores independentes de animais
As solicitações foram reforçadas por Robison Coelho, prefeito de Itajaí, Leonel Pavan, de Camboriú, e Joel Lucinda, de Porto Belo. O senador Esperidião Amin também esteve presente e informou que há possibilidade de separar as obras do trecho Norte da demanda referente ao Morro dos Cavalos, evitando que melhorias na região sejam postergadas.
Além disso, Juliana Pavan apresentou à ANTT uma solicitação de gestão compartilhada das marginais da BR-101. O município defende a integração das políticas de mobilidade urbana e tráfego para melhorar a sinalização, conservação e segurança das vias. A Prefeitura já manifestou interesse em firmar acordo de cooperação técnica com a Polícia Rodoviária Federal para ampliar a segurança viária nas marginais.
Matéria por: Manuela Córdova – estagiária de Jornalismo