Os congestionamentos se tornaram rotina na vida dos condutores que utilizam a BR-101 na região, o trecho entre Itapema até Navegantes, é um dos mais movimentados de Santa Catarina, passando por cidades como Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí.
Em busca de soluções para essa realidade, a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) protocolou ação coletiva na Justiça Federal contra a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Autopista Litoral Sul. A entidade cobra a execução de medidas que destravem o trânsito na rodovia. O juiz federal, Tiago do Carmo Martins, determinou uma reunião conciliatória entre as partes para o próximo dia 7, às 14h.
Todos os 11 prefeitos da AMFRI autorizaram e integram a ação. Os técnicos da entidade realizaram estudos nos últimos meses e elaboraram um dossiê da situação e investimentos previstos pela concessionária para o trecho de aproximadamente 40 quilômetros que liga os municípios da Foz do Rio Itajaí. Para o prefeito de Penha e presidente da AMFRI, Aquiles da Costa, existe urgência na execução de melhorias na rodovia.
“Ficou claro que esses investimentos são insuficientes, além de pouco avançarem em sua real execução – atravancando o crescimento da nossa região. Todos os gestores da região estão engajados no movimento para destravar a BR-101, uma vez que não há mais condições de trafegar normalmente na rodovia. Precisamos de mais investimentos, com obras de melhorias do trecho de forma imediata e urgente. O foco da ação é trazer agilidade na execução dos estudos que já existem”, cobrou o prefeito.
A audiência de conciliação será de forma presencial, na Subseção Judiciária da Justiça Federal de Itajaí.
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Arteris Litoral Sul apresentou estudos, mas não executou
Em reunião com os gestores da AMFRI, ainda no mês de junho, a concessionária apresentou estudos com obras para solucionar os problemas de congestionamento na BR-101. As propostas são as seguintes:
– A implantação de vias laterais (marginais) contínuas nos sentidos Norte e Sul (incluindo construção de pontes, entre os km 108 até o km 124).
– Ampliação de capacidade do trevo com a BR-470 com implantação do segundo viaduto e vias laterais contínuas na BR-101.
– Criação de terceiras faixas sobre acostamento entre os km 111 ao km 125 Norte e Sul estão no documento.
Apesar da promessa de realização das melhorias, ainda não há prazo definido para que sejam executadas.