Um zoológico ilegal no bairro Santa Regina, em Itajaí, foi encontrado durante uma operação da Polícia Militar. A ação foi realizada no dia 20 de outubro.
O foco da operação era o combate ao tráfico de drogas. Entretanto, a Guarda Municipal Ambiental foi acionada para auxiliar em um caso na rua Paulo Cantídio, onde além da constatação do envolvimento com entorpecentes, foram encontrados 45 animais silvestres em posse irregular.
Dos animais que estavam no zoológico 36 eram aves silvestres, incluindo espécies como a arara Canindé, cardeal, azulão, coleiro, sabiá, trinca ferro, pássaro preto, pepiteiro negro, cuiu cuiu, papagaio verdadeiro, papagaio galego, e um papagaio do peito roxo, que está ameaçado de extinção.
LEIA MAIS NO PORTAL MENINA: Galpão usado para desmanche de veículos é localizado em Balneário Camboriú
Também foram localizados quatro serpentes, abrangendo três cobras e uma jibóia; três macacos saguis; e duas tartarugas tigre-d’água.
O proprietário foi encaminhado à delegacia e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) aplicará as multas cabíveis. Todos os animais foram recolhidos e levados até o IMA (Instituto do Meio Ambiente) e posteriormente destinados ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestres (CEPTAS) na Unisociesc, em Joinville.
Continua após o vídeo
Cavalos recuperados
Cavalos que haviam sido furtados da Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (Uapa), em Itajaí, foram recuperados na quarta-feira, 25, pela Guarda e pelo Instituto de Itajaí Sustentável (Inis).
Os animais foram localizados em uma área de pastagem. Os cavalos foram levados novamente para a Uapa e soltos no pasto da unidade.
Cágado resgatado no Cordeiros
A Guarda também resgatou nesta sexta-feira, 27, um cágado-tigre-d’água que apareceu no bairro Cordeiros, na rua Enedina D’Ávila Ferreira. Segundo a Guarda, o animal não apresentava nenhum problema físico.
O IMA foi acionado e se prontificou a realizar o destino correto do animal. Um ponto de encontro foi marcado para entrega do animal ao órgão ambiental.