Os alunos da rede municipal de ensino de Balneário Camboriú retornaram às aulas na terça-feira (7) e foram recepcionados com condições precárias nas unidades. A comunidade questiona a falta de manutenção durante as férias escolares, onde se depararam com paredes descascadas nas paredes externas do muro, no Centro Educacional Municipal (CEM) Vereador Santa, localizado na Rua 2.450.
Em contato com a redação da Rádio Menina, pais e responsáveis relataram descaso com a estrutura do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Nova Geração, onde duas salas de aula estão sem ar-condicionado. O pai de uma aluna conta que professoras pediram aos pais que entrem em contato com a Secretaria de Educação para conseguirem resolver o problema.
A vereadora Juliana Pavan (PSDB), em vistoria às escolas, se deparou com problemas no quadro de energia elétrica do CEM Armando César Ghislandi, no Bairro Vila Real. Segundo Juliana, ao chegar no local, presenciou alunos estudando no escuro, sem luz e sem ventilação. “A equipe da escola que estava me acompanhando disse para colocar a mão no quadro elétrico e estava muito quente, a ponto de pegar fogo. É muito perigoso para as pessoas que estão lá dentro”, aponta a vereadora. A parlamentar ainda alerta para o risco de curto-circuito no local.
Leia também: Escolas de Camboriú têm início do ano letivo adiado por conta das chuvas de janeiro
A situação do quadro elétrico é antiga, pois a demanda da escola cresceu e a fiação não comporta o consumo que a unidade possui. Juliana conta que em 2021, durante vistoria nas escolas, a diretora do Ghislandi relatou o problema na fiação. Na ocasião, a vereadora encaminhou um pedido de indicação para o reparo nas instalações, sendo de conhecimento da secretária de Educação da época (Marilene Cardoso), porém, até o momento, o problema não foi solucionado, segundo Juliana.

O CEM Giovania de Almeida e o NEI Pequeno Mundo também foram alvos de reclamações, onde a vegetação no pátio das escolas está extremamente alta, podendo atrair cobras, aranhas e animais peçonhentos.

Em entrevista no programa Bote a Boca no Trombone de terça-feira (7), o novo secretário de Educação, Marcelo Achutti, informou que irá providenciar a manutenção das unidades.