Um fenômeno foi registrado neste sábado, 11, por volta das 16h, em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil do estado, foi registrado um tsunami meteorológico no município. O órgão informou que a ocorrência não é comum de acontecer.
O mar invadiu estabelecimentos e atingiu veículos. Ainda de acordo com a Defesa Civil, o fenômeno ocorre atrelado a algum sistema meteorológico, como “linhas de instabilidade”.
“Não havia previsão de mar agitado, nem de alagamentos costeiros em Santa Catarina. Porém, a passagem desta linha de instabilidade pelo Litoral Sul provocou o fenômeno de tsunami meteorológico”, divulgou a Defesa Civil em comunicado pelo Facebook.
LEIA MAIS NO PORTAL MENINA: Galeria de fotos: veja como foi a Caravana da Coca-Cola em BC, Camboriú e Itajaí
As linhas também provocam “pulsos” de pressão atmosférica, que perturbam as águas. A altura da onda é ampliada. “Ao se propagar em direção à costa, [a onda] pode se amplificar ainda mais, atingindo alguns metros de altura em um curto período de tempo, minutos”, completa a Defesa Civil.
O efeito provoca uma rápida subida da maré, que pode resultar em ressaca do mar e inundações. “O alcance da inundação dependerá da inclinação da praia e da presença ou não de dunas”, informa o órgão. No caso de Laguna, uma praia quase plana, a Defesa Civil esclareceu que o mar pode chegar a centenas de metros em áreas costeiras.
Imagens divulgadas pelo jornal O Município mostram a situação na praia. Na primeira delas, de câmera de monitoramento, pessoas aparecem correndo enquanto o mar toma conta da região. Carros são retirados às pressas. Outra imagem mostra os veículos sendo atingidos pelas ondas.
Confira imagens