Após dois meses de interdição o trânsito na ponte do Rio Perequê foi liberado parcialmente nesta sexta-feira, 19, por volta das 13h. Apenas veículos leves, motos, ciclistas e pedestres estão autorizados a utilizar a travessia que liga os municípios de Porto Belo e Itapema.
A liberação so foi possível através do trabalho realizado pela prefeitura de Porto Belo, que contratou um laudo indicando que com alguns reparos na estrutura da ponte seria possível realizar a liberação parcial da via. Os trabalhos de recuperação foram finalizados durante a semana possibilitando a reabertura da ponte.
Confira a lista das modificações e proibições na ponte do Rio Perequê:
– Sistema pare e siga, ou seja, em uma pista, com a liberação da passagem de veículos ocorrendo em um sentido por vez.
– Semáforos nas duas extremidades da ponte, em Porto Belo e Itapema.
– Portais nas duas extremidades da ponte, com 2,2 metros de altura para impedir a passagem de veículos pesados na estrutura, liberação É apenas para veículos leves.
– Redutores de velocidade nos dois acessos da ponte.
– O trânsito para caminhões, ônibus, micro-ônibus e vans será proibido na estrutura.
– Foi implantada uma passagem exclusiva para ciclistas, sendo também permitida a circulação de pedestres nas laterais da ponte.
– Peso máximo para veículos 3,5 toneladas.
Ponte do exército
O vice-prefeito de Porto Belo, Ailto Neckel de Souza (PP), acompanhou a liberação do trânsito na ponte do Rio Perequê e informou que seguem a tratativas para instalação de uma ponte-móvel nas proximidades da atual estrutura, inclusive os representantes do exército estiveram na quinta-feira, 18, avaliando o local onde a ponte será instalada, nas imediações da atual estrutura.
“Eles pediram para dar uma melhorada no terreno, pediram para firmar bem as cabeceiras da ponte, o que eles passaram para nós é que em breve ela será instalada, a partir do lado de Porto Belo onde tem mais espaço para realizar os trabalhos”, destaca.
Veja o momento exato da liberação da ponte sobre o Rio Perequê: