Ônibus com torcedores do Hercílio Luz foi apedrejado na BR-101, em Porto Belo, no trajeto de volta à Tubarão após a primeira partida da semifinal da Copa Santa Catarina contra o Marcílio Dias no domingo, 5. Segundo o jornalista Rafael Andrade, que também é integrante da torcida organizada hercilista, Império Vermelho, cinco pessoas foram feridas.
O jornalista estava no ônibus que foi até Itajaí para acompanhar o “Leão do Sul” e, de acordo com ele, o ataque aconteceu nas proximidades do pedágio de Porto Belo. Além disso, enviou o seguinte depoimento à Polidoro Júnior, jornalista de Florianópolis: “Um absurdo isso. Essa Fúria Marcilista deveria ser banida do futebol”. E também há informações de que haveria uma criança de oito anos no ônibus.
A Fúria Marcilista está proibida de frequentar estádios até dezembro com quaisquer vestimentas, faixas e baterias em alusão a torcida por conta de casos de violência no Campeonato Catarinense deste ano. Entretanto, em nota oficial, a torcida organizada Fúria Marcilista alegou que nenhum membro associado da torcida fez parte do ocorrido e de que não tinham ciência da ação:
“A diretoria do G. R. E. T. O. Fúria Marcilista tomou conhecimento do acontecido com um ônibus de torcedores do Hercílio Luz através das notícias veiculadas esta manhã. Lamentamos o que poderia ter se tornado uma tragédia.
Informamos que nenhum membro associado a Fúria Marcilista fez parte do ocorrido, ação esta que sequer tínhamos ciência. Apesar de tabus de acontecimentos passados, dos anos para cá passamos por diversas recapitulações em nossa diretoria, até formar o grupo atual, que possui seus ideais políticos totalmente divergentes aos de anos passados.
O G. R. E. T. O. Fúria Marcilista preza pela segurança de todos os seus integrantes, bem como pela transparência, veracidade e sobretudo a imparcialidade em toda notícia veiculada nas mídias digitais. Reiteramos também que repudiamos qualquer tipo de emboscada ou atentado causado com a intenção de ferir alguém, prezamos por nada mais do que a auto defesa.
Nossa disposição é o que nos torna independentes”.
- Leia mais no Portal Menina: Marcílio Dias perde primeira partida da semifinal da Copa SC, em Itajaí
Além do depoimento da torcida marcilista, Hercílio Luz e Marcílio Dias se manifestaram nas redes sociais em nota de repúdio.
Nota do Hercílio Luz
“O Hercílio Luz FC SAF repudia o ataque covarde sofrido pelos torcedores, que foram até Itajaí assistir a semifinal da Copa Santa Catarina contra o Marcílio Dias.
O Clube se solidariza com os feridos e salienta que está tomando medidas de segurança para o jogo de volta, no Aníbal Costa. Futebol deveria ser sinônimo de alegria e não de violência”.
Nota do Marcílio Dias
“O Clube Náutico Marcílio Dias se solidariza com os torcedores do Hercílio Luz que foram covardemente atacados quando voltavam para sua cidade, após a partida semifinal da Copa Santa Catarina, neste domingo, na BR 101.
Independentemente de quem tenha feito o ataque, é inadmissível que isso ocorra. O futebol precisa ser um ambiente seguro e de paz, que todos possam torcer e voltar para suas casas em segurança.
Reiteramos que este ato não representa, de forma alguma, a torcida do Marcílio Dias, que mantém a melhor média de público da Copa SC e se mostra ordeira e pacífica durante toda a competição, bem como nas competições anteriores.
Que os responsáveis sejam identificados e punidos severamente. O Clube se coloca à disposição para qualquer esclarecimento e apoio às vítimas. Basta de violência!”.