A Polícia Federal cumpriu 29 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão em uma operação contra o tráfico transnacional de drogas nesta terça-feira (21). Batizada de “Cartage”, a ação ocorreu em Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Dinheiro em espécie, armas e bens de luxo foram apreendidos. As investigações iniciaram em 2021, a partir de uma apreensão de cerca de 24 toneladas de maconha. A partir daí, oito pessoas foram presas e a apreenderam cerca de 100 toneladas de maconha.
A investigação aponta que a droga era armazenada em SC e chegava pela fronteira entre Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Os investigados vão responder pelos crimes de tráfico transnacional de drogas, organização criminosa, tráfico de armas e lavagem de dinheiro.
A Justiça também determinou 15 medidas cautelares, como o monitoramento eletrônico dos investigados; o sequestro de 21 imóveis e 39 veículos, e o bloqueio de contas bancárias de 51 pessoas físicas e jurídicas. Uma lancha e uma moto aquática também foram sequestradas.
Cidades com mandados
- Santa Catarina: Palhoça, São José, Imbituba e Xanxerê;
- Rio Grande do Sul: Porto Alegre;
- Mato Grosso do Sul: Ponta Porã;
- Rio Grande do Norte: Mossoró.
Leia mais: Mulher esfaqueia marido por recusar cortar carne em Blumenau