O Serviço Municipal de Água e Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (Semasa), detectou alto índice de turbidez no ponto de captação de água, no canal retificado do Itajaí-Mirim, nesta quinta-feira (1). Com isso, o abastecimento de água em Itajaí pode ser prejudicado pela alta turbidez do rio.
Por volta das 11h, o nível chegou em 1224 unidades, sendo que o adequado para o funcionamento pleno do sistema é 100 unidades de turbidez. O problema decorre do grande volume de chuvas dos últimos dias, a montante do ponto de captação, o que provoca arraste de entulhos e demais resíduos, os quais dificultam o tratamento para tornar a água potável.
Aos consumidores do Limoeiro, o Semasa também reforça a necessidade da população do bairro praticar economia de água nas próximas horas, já que nesta manhã a turbidez era de 1400NTU no ponto de captação do Ribeirão Mineral, que abastece a localidade. Por conta da alta turbidez, que dificulta o tratamento e fornecimento de água, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Limoeiro teve sua operação de tratamento paralisada. Por volta das 11h, o reservatório da ETA Limoeiro apresenta 44% de sua capacidade total de reservação, que é de 800 mil litros.
Leia também: Nível do Rio Camboriú na região do Jardim Europa preocupa a Defesa Civil, em Camboriú
O reservatório da ETA São Roque está em 72% de sua capacidade. Já o reservatório da ETA Arapongas apresenta 85% do total disponível de água tratada.