A chuva que atingiu Itajaí na última quinta-feira, 23, causou efeitos no legislativo do município. A vereadora Anna Carolina indicou na segunda-feira, 27, que o executivo envie à Câmara de Vereadores um projeto de lei para criação de novos cargos técnicos dentro da Defesa Civil que, segundo a vereadora, não está cumprindo seu papel na prevenção de desastres naturais.
De acordo com a vereadora, a Defesa Civil precisa verificar as encostas dos morros, pontes e edificações. “Quem faz isso precisa ter formação. Fiquei muito preocupada com a última chuva. Tenho medo de algum desmoronamento ou desabamento, e quando vamos fazer o estudo para ver se isso vai acontecer ou não, Itajaí solicita ajuda do governo do estado”, explica Anna.
A parlamentar conta que atualmente a Defesa Civil de Itajaí conta com dez agentes concursados e quatro cargos comissionados. Além disso, ela afirma que o órgão também tem encontrado dificuldades no trabalho interno e administrativo, visto que ele acaba sendo realizado pelos poucos agentes efetivos que são em número insuficiente para atender a demanda que sua função impõe.
“Na estrutura do papel ela [a Defesa Civil] é bonita. Compramos equipamentos, aparelhos, compramos bote, carro, tem um sede. Mas desses dez funcionários, dois estão afastados por doença. E esses oito, não são oito, pois eles trabalham em escala”.
Anna solicitou na indicação a criação de quatro novos cargos: geólogo, geógrafo, engenheiro civil e agente administrativo, bem como, a ampliação do número de vagas de agente de Defesa Civil para compor a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Confira a reportagem completa: