O vereador André Meirinho (Progressistas) de Balneário Camboriú conversou com o deputado estadual Ivan Naatz (PL) sobre uma possível solução para a Praia de Taquarinhas, em Balneário Camboriú. Atualmente, a Caixa Econômica Federal é detentora de alguns terrenos no local, o que impossibilita a criação do Parque Estadual da Praia de Taquarinhas, proposto pelo deputado.
Entretanto, segundo o vereador Meirinho, para que seja construído o parque é possível que seja feita uma parceria com a Caixa através de um naming rights. “Para a Caixa não ter um prejuízo e passar o terreno para o município ou estado, o que pode acontecer, por exemplo, é dar o nome do local ´Parque Taquarinhas Caixa´. Então ela acaba tendo a publicidade naquele espaço e isso é equivalente a uma remuneração”, explica.
Meirinho relata já ter apresentado a indicação na Câmara de Vereadores e tentou contato com o poder executivo municipal, que, segundo ele, “não deram muita atenção, não estão muito preocupados com isso”. Após a conversa com o deputado, o vereador André Meirinho foi convidado a participar da próxima reunião e apresentar a ideia a Caixa Econômica Federal.
Situação da Praia de Taquarinhas
Segundo o vereador, uma empresa possuía terrenos na praia. Entretanto, através de um abaixo assinado com participação de 13 mil moradores, definiu o local como uma área de preservação ambiental. Sendo assim, não poderia ser construído resorts e hotéis na região. “Uma alternativa era a criação de um parque estadual. Teve um projeto de lei do sargento Amauri Soares, nos anos 2009 e 2011”.
O vereador explica que em 2019, a construtora que detinha os terrenos, havia feito uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal e não pagou. Desta forma, os terrenos atualmente são de propriedade da Caixa. De acordo com Meirinho, a Caixa tentou leiloar os terrenos, mas um decreto de cunho social que declarou o interesse dos moradores de que o local fosse uma unidade de preservação impediu que houvesse interessados.
Confira a reportagem em áudio: