Balneário Camboriú volta a receber a presença do sol após dias seguidos de chuva intensa na região. A previsão do tempo informa calor para os próximos dias, e os moradores e turistas não veem a hora de aproveitar o verão para se bronzear, entretanto, é necessário ter em mente quais os cuidados para não prejudicar a saúde durante o bronzeamento.
De acordo com a dermatologista Fernanda Melo, apesar de muitas pessoas gostarem de ficar horas queimando no sol, a medida não é indicada e gera diversos malefícios à pele. Portanto, seguir os horários adequados para a exposição ao sol, até às 10h e depois das 15h, é fundamental para cuidar da saúde no presente e também a longo prazo.
A dermatologista comenta também que é necessário estar com a proteção adequada, independente do horário de exposição. “Se a gente usa chapéu, óculos de sol, fica embaixo do guarda-sol, usa roupas com filtro solar, isso tudo ajuda na proteção física. Até crianças abaixo de seis meses a gente não orienta usar filtro solar, então neles a gente nem deve se expor diretamente ao sol. Leve em horários adequados e sempre com roupinhas.
Fernando ressalta que o bronzeador não deve ser substituído pelo protetor solar, pois apenas o segundo ítem é capaz de proteger a pele.
Caso a exposição extrema já tenha acontecido e a queimadura esteja presente, a pessoa deve compreender qual o grau da queimadura. Nas marcas de primeiro grau, comuns na primeira exposição, em que a pele fica levemente avermelhada, é possível que seja tratada com hidratação e o resfriamento do local afetado. Já em outros graus, em que aparecem bolhas, por exemplo, é necessário procurar um médico.