O calor intenso exige cuidados especiais, principalmente, com as crianças, já que elas se desidratam mais fácil e são mais suscetíveis a doenças.
Entre às 10h00 e 15h00, a incidência da radiação solar é mais agressiva, por isso, é importante evitar a exposição direta ao sol para que haja menos riscos de surgimento de câncer de pele.
Em entrevista para a Menina FM, a dermatologista pediatra, Angélica Vasselai, dá orientações para amenizar os problemas causados pelas altas temperaturas:
dezembro laranja
A exposição excessiva ao sol e sem o uso de filtro solar são fatores de risco para desenvolver o câncer de pele. Neste mês, o Ministério da Saúde atua com a campanha Dezembro Laranja, com o objetivo de alertar sobre a conscientização e prevenção do câncer de pele.
Dicas de prevenção
- Procure lugares com sombra.
- Use proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas.
- Aplique na pele, antes de se expor ao sol, protetor solar com fator de proteção 30, no mínimo. É necessário reaplicar o filtro solar a cada duas horas, durante a exposição ao sol, bem como após mergulho ou grande transpiração.
- Use filtro solar próprio para os lábios.
- Em dias nublados, também é importante o uso de proteção.
- As tatuagens podem esconder lesões, portanto, merecem atenção.