O município de Camboriú continua a vacinação contra covid-19 em pessoas a partir de 17 anos e jovens, com comorbidades, deficiências permanentes, lactantes, gestantes e puérperas a partir de 15 anos. A ação ocorre no sábado (4), no drive thru montado na Policlínica, localizada na rua Porto Alegre, n° 698. A vacina aplicada será a Pfizer. Na ocasião acontece também a aplicação da segunda dose, conforme previsto na carteira de vacinação.
O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Thiago Regiel Vilcinskas, ressalta a importância da vacinação para os menores de idade. “Essa nova etapa vai ser muito importante, pois pretendemos vacinar toda a população e com a diminuição da idade isso se torna cada vez mais possível”, comentou.
Para a vacinação é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, levar a carteirinha de vacinação, documento com foto e comprovante de residência em nome do responsável. As pessoas dos grupos prioritários deverão apresentar declaração médica para comprovação de comorbidade ou deficiência. Lactantes, gestantes e puérperas devem ter o comprovante médico.
Quais são as deficiências permanentes?
– Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
– Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade ouvir;
– Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade enxergar;
– Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
Quais são as comorbidades?
– Diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridose e outras).