A equipe “Historiadoras Apocalípticas” do Centro de Educação Municipal (CEM) Giovânia de Almeida, formada pelas alunas Jennifer Ramos, Carine Silva, e Ana Paula Alves, do 9° ano, sob a orientação do professor de História, João Lenon Siqueira Pereira, avançou para a quarta fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil.
A Olimpíada é um projeto organizado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e está na sua 15ª edição. O evento começou em 8 de maio, com mais de 100 mil alunos participantes, e, 30.524 mil equipes, sendo que apenas 11.600 mil equipes conseguiram chegar na 4ª fase, que iniciou na segunda-feira, 29, e segue até sexta-feira, 3 de junho.
Serão realizadas seis fases online, com duração de uma semana cada. A final será presencial no dia 26 de agosto, na Unicamp, em Campinas/SP. As equipes participantes são formadas por três alunos e um professor de história.
Sobre as Olimpíadas de História
As provas preveem questões de múltipla escolha e realização de tarefas. Os conteúdos apresentados nas questões permeiam, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, oportunizando aos estudantes discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.
Competem nas Olimpíadas Nacional em História do Brasil estudantes de escolas públicas e privadas, cursando 8º e 9º anos do Ensino Fundamental ou alunos do Ensino Médio.
Leia no Portal Menina: Dia do Desafio movimenta a Praça Almirante Tamandaré, em Balneário Camboriú