A primeira etapa de treinamento contempla 26 pessoas que estão recebendo instruções de técnicos do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Edifício Pacífico Empresarial de Balneário Camboriú. Esses, serão os responsáveis de ministrar o que aprenderam para mais 110 alunos, que posteriormente treinarão 851 agentes que irão treinar o total de 6.761. Eles farão parte do Censo Demográfico 2022, que tem início no dia 1º de agosto e tem duração de três meses.
A meta do IBGE, é de que visitem 2,3 milhões de domicílios de Santa Catarina. Entre todos os 295 municípios catarinenses, Balneário Camboriú foi a escolhida para receber os treinando. “A praticidade, a localização, a facilidade de hospedagem por causa do número de hotéis, restaurantes, fez com que escolhêssemos a cidade para ser a sede dos treinamentos”, afirmou Roberto Kern Gomes, chefe do IBGE em Santa Catarina.
O Censo é uma ferramenta de contagem populacional, mas além da contabilização de moradores, averigua características sobre educação, renda per capita, fonte de renda e até mesmo de saúde. Nesse ano, em especial, será identificado o número da população com transtorno do espectro autista (TEA) por residência. Com isso, políticas públicas poderão ser implementadas com mais atenção, ênfase, na contribuição da saúde local e regional.
“É de extrema importância a realização dessa pesquisa que ocorre a cada dez anos, num período de três meses. Além da geração de empregos temporários, é também uma maneira das cidades obterem dados importantíssimos para investirem seus recursos direcionados”, explicou Roberto Kern.
SELETIVA OCORRE NO DOMINGO
No domingo, 10, duas seleções com mais de 10 mil candidatos em Santa Catarina e 620 no país marcam uma nova etapa do Censo 2022. A prova de recenseador será das 9h às 12h, e para agentes censitários, das 14h30 às 18h. Os candidatos puderam se inscrever nos dois processos seletivos. Mais informações, o candidato pode acessar através do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).