A torcida organizada do Figueirense está proibida de entrar nos estádio durante os três primeiros meses de 2023. A proibição acontece após diversos episódios de violências dentro do estádio em 2022. Desta forma, os integrantes não podem entrar portando vestuários, bandeiras, faixas e quaisquer outros instrumentos que tenham como referência os símbolos do grupo.
Em 2022, a Polícia Militar registrou conflitos com envolvimento da torcida organizada nos seguintes jogos, todos em Florianópolis: Figueirense X Joinville (6/9), Figueirense X Paysandu (3/9); Figueirense X ABC/RN (13/8); e Figueirense X Botafogo de Ribeirão Preto (16/7). A decisão pela proibição considerou a gravidade dos fatos noticiados, bem como os relatórios encaminhados que demonstram que não se trata de situação isolada.
A medida está prevista em termo de ajustamento de conduta firmado por representantes dos clubes, pela Federação Catarinense de Futebol e pela Polícia Militar com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).