A coleta de lixo da Ambiental, em Balneário Camboriú, apresentou um reajuste de 14,62% para 2023. Segundo a engenheira ambiental e analista da empresa Ambiental, Ivana Laís, a revisão ocorre todos os anos e não se baseia na inflação, e sim no aumento real dos gastos utilizados no ano anterior para a prestação do serviço de coleta de lixo.
“Pegamos todos os nossos insumos, tudo que nós utilizamos para prestar o serviço e ajustamos com base no valor real daquele ano. Então, por exemplo, o diesel teve um aumento, e isso impacta nos nossos uniformes. Também no aumento dos nossos funcionários. É sempre do ano anterior que impacta no ano agora”, relata a engenheira.
Ivana informa que os consumidores que pagarem o boleto em cota única até o dia 16 de fevereiro vão ter 8% de desconto. Segundo a engenheira, o valor da tarifa varia de acordo com a quantidade de vezes que o caminhão de lixo passa na rua por semana. Aqueles moradores que possuem a coleta três vezes na semana pagam R$ 24,71. Já os que recebem todos os dias o caminhão de lixo, pagam R$ 49,63.
A analista também comenta que ampliações do serviço estão programadas para este ano. “Temos a ampliação da coleta mecanizada que está prevista para o bairro dos Municípios”.
Dentro da tarifa de resíduos, Ivana explica que são onze serviços oferecidos, sendo eles: coleta de lixo comum, coletas mecanizadas de contentores de superfície, implantação e operação do sistema de contentores subterrâneos, coleta seletiva de vidro, coleta seletiva de madeira e derivados, coleta seletiva de orgânicos compostáveis que ainda é um projeto piloto, coletivo seletiva de resíduos recicláveis, Recicla BC, implantação e operação dos ecopontos, implantação e operação do aterro sanitário e atendimento ao usuário.
Confira a reportagem completa: