O Setembro Azul nos lembra da luta para quebrar as barreiras e proporcionar uma sociedade inclusiva para todos. A campanha tem a finalidade de chamar a atenção para a luta pela visibilidade e acessibilidade da comunidade surda no mundo. Sabemos que a prática deve ser diária, afinal as pessoas com essa deficiência sofrem preconceitos e encontram dificuldades todos os dias.
Segundo a Diretora Executiva da Rede Libras, Alcirema Alves, em entrevista ao Bote a Boca no Trombone, a luta pela visibilidade e inclusão é diária. “Muitas pessoas pensam que a comunidade surda é minoria, só que na verdade não, a comunidade é bem grande e bem ativa na sociedade que está aberta para novas possibilidades e oportunidades.
Muitas conquistas já foram obtidas, mas ainda há muito a ser conquistado. A comunidade surda necessita de escolas adequadas, empresas com acessibilidade, reconhecimento profissional e principalmente respeito.
Confira a entrevista: