Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, a Semana Nacional de Trânsito 2021 segue até o próximo sábado (25). A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e acontece em todo país, envolvendo motoristas, pedestres e ciclistas, abordando o papel e a responsabilidade de cada público no trânsito.
Em Balneário Camboriú, o evento é organizado pelo BC Trânsito, através do Departamento de Educação para o Trânsito. No município, as atividades iniciaram no último dia 12 e seguem até o final do mês, trazendo uma programação com ações educativas, lives de conscientização e palestras.
De acordo com a psicopedagoga do BC Trânsito, Karine Winter, a abordagem com vários públicos é necessária para que “todos entendam o fator de responsabilidade enquanto participante do trânsito, cada um tem o seu papel. No trânsito é importante a questão da atenção e da responsabilidade não só para si, mas também com o próximo”.
Entre os temas elencados na programação está a saúde emocional. Segundo a psicopedagoga, este fator está totalmente ligado à questão do comportamento seguro. “A falta de equilíbrio emocional na vida reflete no trânsito. É importante que as pessoas, ao irem para o trânsito, entendam que precisam manter seu equilíbrio emocional, evitar discussões ou situações que alterem este equilíbrio. É necessário manter-se focado”, afirma.
As ações da Semana Nacional de Trânsito de Balneário Camboriú acontecem prioritariamente de maneira virtual por causa da pandemia de Covid-19. Para trabalhar o tema durante todo o ano, o BC Trânsito mantém atualizado o instagram @educacaoparaotransitobc.
Santa Catarina
A Polícia Militar também participa da campanha com iniciativas em todo o estado, intensificando principalmente as ações nas rodovias. O intuito da PM é trabalhar o tema nos 24 postos rodoviários. Para isso, o cronograma de abordagem é o seguinte:
18 de setembro: pedestres e ciclistas;
19 de setembro: normas gerais de circulação;
20 de setembro: motociclistas;
21 de setembro: excesso de peso;
22 de setembro: ultrapassagens;
23 de setembro: excesso de velocidade;
24 de setembro: dispositivos de retenção;
25 de setembro: embriaguez ao volante.
Apesar do cronograma pré-estabelecido, cada posto da PM tem autonomia para escolher a forma de abordagem dos temas.
Curiosidade
De acordo com os números divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (DETRAN/SC), a frota de veículos registrados no estado até agosto de 2021 é de 5.534.821, um aumento de 53,66% se comparado ao ano de 2011, quando a frota estava calculada em 3.601.766. Em Balneário Camboriú, a frota passou de 67.085 veículos para 98.055 em dez anos, um aumento de 46,16%.
