Santa Catarina decretou situação de emergência em todo estado na manhã desta quinta-feira, 1. De acordo com o governador Carlos Moisés, o decreto visa facilitar o apoio aos municípios mais afetados pelas chuvas dos últimos dias. “O decreto vem para dar agilidade aos serviços públicos para que sejam prestados com mais eficiência”, relata.
Segundo o último boletim da Defesa Civil do Estado, subiu para 17 o número de cidades em situação de emergência. As regiões mais afetadas são as da Grande Florianópolis, Norte, Vale do Itajaí e Sul.
O Secretário Chefe da Defesa Civil David Busarello de Santa Catarina afirma que o foco no momento é trabalhar em conjunto com as defesas civis municipais para prestar apoio às situações de urgência e emergência, visando a preservação da vida da população. São oferecidos kits de higiene básicos, colchões e alimentos.
Situação nos municípios:
Em Camboriú a situação é crítica nos bairros Santa Regina, Jardim Europa e Braço. Além disso, o transporte escolar foi interrompido na localidade do Braço. Em Balneário Camboriú houve pequeno deslizamento e infiltração em uma escola do bairro São Judas Tadeu.
Até o momento, são 882 pessoas desalojadas em todo o Estado, sendo 550 em Joinville e 220 em São Bento do Sul, locais com maior número.
A Defesa Civil alerta que as chuvas devem diminuir a partir desta quinta-feira, mas com chance de temporais isolados. As ocorrências podem ser acionadas através do 199 ou 193.




