Mais 25 casos da variante Delta do coronavírus foram confirmados em Santa Catarina, na última segunda-feira (9), segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
Com isso, até o momento o estado registrou 36 casos da variante Delta em 20 municípios. Desse total, quatro são considerados autóctones, de transmissão dentro do estado, sete casos importados nos municípios, com transmissão fora do estado e 25 em investigação sobre o local provável de infecção.
Os municípios com casos de transmissão dentro do estado são Joinville e Balneário Piçarras. Já os casos importados são em São Francisco o Sul e Itajaí. As outras 25 cidades em investigação são Araquari, Balneário Camboriú, Barra Velha, Biguaçu, Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Garopaba, Joinville, Mafra, Penha, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Joaquim e São José.

Segundo o Superintendente da Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, indepentende do tipo de variante, é importante que a população se vacine contra a Covid-19.“Todos devem comparecer aos locais de vacinação, quando chegar a vez, para receber tanto a primeira quanto a segunda dose da vacina. Também é importante que não se postergue e nem busque escolher o fabricante, pois todas as vacinas protegem contra as formas graves da doença. Apenas com o esquema vacinal concluído a imunização tem o seu efeito, e as pessoas estarão protegidas” alerta o Superintendente de Vigilância em Saúde Eduardo Macário.
Além disso, é fundamental continuar seguindo as medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus, como o uso de máscaras, respeitar o distanciamento social evitando aglomerações, manter os ambientes ventilados e lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizando o álcool gel.