O governo estadual de Santa Catarina divulgou, na quinta-feira, 8, a ampliação da vacinação contra a dengue para mais 24 municípios. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as regiões da Foz do Rio Itajaí e do Alto Uruguai Catarinense vão receber as doses. Cidades como Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Itapema e Navegantes estão na lista.
O pedido foi atendido após uma solicitação do governo estadual ao Ministério da Saúde para ampliar a vacinação no estado. “Após um pedido do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, finalmente o Ministério da Saúde liberou a vacina. Nós fomos atrás e conseguimos”, anunciou o secretário estadual de Saúde, Diógenes Demarchi.
Inicialmente, o órgão informou que serão disponibilizadas 11.900 doses para serem distribuídas entre os municípios. O grupo prioritário é composto por crianças e adolescentes de 10 a 16 anos. De acordo com a SES, a cobertura vacinal no estado está baixa, com apenas 34,36% da população vacinada com a primeira dose.
“A partir de agora, iremos organizar com os municípios a distribuição para que a vacina chegue aonde importa — no braço do cidadão — para que possamos evitar a dengue ainda este ano e também no ano que vem, nos novos ciclos que virão”, destacou o secretário.
O estado já registrou sete mortes por dengue e quatro por chikungunya desde o início do ano. Ao todo, são mais de 29 mil focos ativos do mosquito Aedes aegypti em 249 municípios. O número representa cerca de 84,4% das cidades catarinenses.
Matéria por: Érica Guckert – estagiária de Jornalismo