Vai começar no dia 1° de maio mais uma temporada de pesca artesanal da tainha. Em Balneário Camboriú, a prefeitura vai apoiar os pescadores com a instalação de tendas na Praia Central, localizadas na faixa de areia próximas dos cruzamentos com as ruas: 3100, 3700 e 4000. Também haverá suporte aos pescadores nas praias agrestes de Laranjeiras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho.
A superintendente da Fundação Cultural, Denize Leite, explicou qual será a estrutura oferecida aos pescadores nas três tendas que serão montadas na Praia Central.
“As tendas vão ter ponto de luz, ponto de água e esgoto, estamos agora em parceria com a Emasa para fazer a ligação nas tendas da Praia Central, as das praias agrestes já tem uma estrutura melhor”, destacou.
Essa será a primeira safra da tainha realizada em Balneário Camboriú após o alargamento da faixa de areia da Praia Central, e a distância que as tendas vão ficar do mar está preocupando os pescadores. Ainda de acordo com Denize Leite, como elas terão instalação de pontos de luz e água não será possível colocá-las há mais de 25 metros de distância da calçada.
Existem duas leis, uma municipal e outra estadual, que consideram a tradição da pesca artesanal da tainha um patrimônio imaterial de Balneário Camboriú e de Santa Catarina.