Os alimentos fabricados desde o último domingo, 9, devem apresentar nova rotulagem com as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a nutricionista Laura Nazari, os produtos agora terão que incluir a rotulagem frontal, que irão apresentar de forma objetiva quando determinado alimento tiver uma alta concentração de açúcar, gordura saturada ou sódio.
Além da melhora na compreensão, outra mudança é quanto a letra dos rótulos, que muitas vezes acabavam dificultando a leitura.
As informações oferecidas nos rótulos são necessárias para que os consumidores possam conhecer o alimento que estão comendo. Segundo a nutricionista, somente com o rótulo é possível saber os ingredientes ingeridos em um produto industrializado. “Muitas vezes é adicionado sal, açúcar, e a gente não sabe simplesmente comendo. Por isso o rótulo é tão importante. É nele que vai ter a quantidade de cada nutriente, e também em respeito aos alimentos que causam alergia”, expôs a nutricionista.
Laura ainda comentou que durante as compras é importante que o consumidor avalie a lista de ingredientes, em que o alimento que está no primeiro lugar da lista é o que apresenta maior quantidade no produto.
Um exemplo citado pela nutricionista é de um pão integral, que deve conter como primeiro ingrediente da lista a farinha integral e não farinha comum. “Outra coisa interessante prestar atenção é que se o segundo ou terceiro ingrediente for açúcar, sódio ou até uma gordura, quer dizer que [esse ingrediente] tem elevada quantidade no produto”
Confira a reportagem completa, veiculada na Rádio Menina