Com as obras avançando no trecho-piloto localizado na região da Barra Sul, o próximo passo para sequência das obras de reurbanização da Praia Central, em Balneário Camboriú, é a implantação do sistema de macrodrenagem com a instalação de galerias ao longo da orla.
De acordo com o assessor especial do projeto de reurbanização da orla, Edson Kratz, serão sete quilômetros de novas linhas de macrodrenagem divididas entre os eixos Sul e Norte.
“A Norte sai da rua 2000 e vai até o canal Marambaia e a Sul sai da 2000 e vai até a rua 3920. Nós em breve teremos a empresa ganhadora que vai fornecer essas galerias e nos próximos dias nós faremos a publicação para buscarmos empresas que queiram se habilitar a executar a obra de macrodrenagem.”, explicou.
A licitação para compra de 5.390 galerias foi lançada nesta terça-feira, 6. A expectativa é de que o novo sistema de macrodrenagem resolva os problemas relacionados a alagamentos pontuais em avenidas como a Atlântica e a Brasil.
Trecho-piloto
Enquanto a compra e a implantação das galerias estão sendo realizadas, seguem as obras de reurbanização no trecho de 230 metros entre as ruas 4400 e 4600, realizadas pela numa ação compensatória junto a construtora FG.
Ainda de acordo com Kratz, naquela região não foram necessárias obras de macrodrenagem pela proximidade da área com o rio Camboriú, os trabalhos iniciados em 14 de novembro estão sendo efetuados dentro do prazo de sete meses, com previsão de entrega durante o mês junho.
O Projeto de Reurbanização da orla da Praia Central de Balneário Camboriú faz parte de um conjunto de iniciativas que teve início com o alargamento da faixa de areia e integra também as obras de macrodrenagem. A urbanização está dividida em 18 etapas.
“Transformação e cuidado com as pessoas são os pilares desta obra. Ela foi pensanda em nosso maior patrimônio natural, a Praia Central, que encanta moradores e atrai turistas de todos os cantos do Brasil e do exterior. Nossa economia será ainda mais fortalecida ao oferecer atrativos belos, encantadores, funcionais e que integrem a natureza a uma infraestrutura sustentável e moderna”, destacou o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.
Leia também no Portal Menina: construtoras serão responsáveis pela reurbanização da orla da Praia Central