Foi apresentado à comunidade durante reunião aberta ao público do novo Plano Diretor, a proposta do Parque Central. O encontro aconteceu segunda-feira, 2, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.
O projeto tem como referências os parques Ibirapuera, em São Paulo, Barigui, em Curitiba, e o homônimo Central Park, em Nova Iorque. O objetivo da iniciativa é oferecer uma ligação entre o Centro e o bairro dos Municípios, através da criação Parque Central de Balneário Camboriú.
Serão cerca de 400 mil m2, a proposta do Parque Central visa unir as pontas da cidade, proporcionando a criação de um novo equipamento econômico e de mobilidade urbana que contribuirá para o desenvolvimento social, econômico e segurança pública, agregando tecnologia, inovação e serviços na área em que se localiza.
Leia no Portal Menina: novos banheiros autolimpantes estão sendo instalados na Praia Central, em BC
O espaço conta um lago para retenção das águas das chuvas, que irá diminuir a incidência de alagamentos em diversas áreas da cidade; área de lazer e recreação; redução dos efeitos da ilha de calor da região; criação de um ecossistema e biodiversidade; além da revitalização do cartão de visita da cidade, que é a entrada de Balneário Camboriú.
“O Plano Diretor responde às demandas necessárias de uma cidade, no nível social, econômico e na continuidade da inovação que representa Balneário Camboriú. Além disso, devem ser criadas novas demandas, um novo ecossistema, como é o caso deste parque. Com esta iniciativa, derrubamos um muro invisível que divide nossa cidade, que é a BR-101. Os parques estão ligados à qualidade de vida, vitalidade e movimento à cidade, além de uma viabilidade econômica e social”, explicou o prefeito Fabrício Oliveira.
Para viabilizar o projeto, o Município, planeja criar um edital com todas as especificações para uma parceria público-privada. Nas próximas reuniões, mais dois parques públicos devem ser apresentados.
Leia no Portal Menina: chuva intensa e temporais atingem Santa Catarina nesta semana