Uma reunião realizada nesta sexta-feira, 10, definiu os próximos passos para a pavimentação do acesso alternativo a Bombinhas. A estrada, situada no Morro conhecido popularmente como Morro da Antena, conecta os municípios de Porto Belo e Bombinhas.
Tendo como sede o Centro Administrativo de Porto Belo, o encontro foi realizado entre autoridades das duas cidades. A equipe trabalha para que seja contratada a empresa que deve iniciar os estudos ambientais necessários e, em seguida, a elaboração do projeto técnico.
Parte da estrada atravessa uma área de preservação ambiental localizada em Bombinhas, o que exige um planejamento cuidadoso para garantir a proteção do meio ambiente.
A estrada pelo Morro já se encontra em operação no formato de mão única, permitindo o fluxo de veículos de Bombinhas para Porto Belo.
Segundo a assessoria de Porto Belo, o município pretende custear os estudos e projeto por meio das outorgas onerosas. Enquanto isso, a assessoria de Bombinhas informou que, inicialmente, o município está oferecendo apoio técnico para a elaboração dos projetos.
Já a execução foi informada pela prefeitura de Bombinhas que ambas as cidades estão trabalhando para viabilizar a obra por meio da captação de recursos estaduais e/ou federais.
A reunião contou com a presença do prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda, e do vice-prefeito Ailto Neckel, além do vice-prefeito de Bombinhas, José Antônio Olímpio.
Também participaram representantes da Famap (Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo), da Secretaria de Administração de Porto Belo e Assessoria de Assuntos Estratégicos, além da FAMAB (Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas).