O Camboriú teve uma temporada de 2023 de altos e baixos, com bons resultados na Copa do Brasil e no Brasileiro Série D, mas com o rebaixamento no Campeonato Catarinense. No estadual, o time ficou em penúltimo na tabela da primeira fase.
O presidente do clube, Renato Cruz, explica que o ano de 2022 foi excelente para o clube, conseguindo as vagas para disputa de campeonatos nacionais. Porém, com tropeços no início da temporada de 2023, o time acabou sendo rebaixado.
“Começamos o campeonato não tão bem. Fizemos um Catarinense, que é muito disputado, bem abaixo do que programamos. Fizemos grandes investimentos, mas que dentro de campo não deram certo. E no último lance do campeonato, o Marcílio fez um gol e acabou rebaixando o Camboriú”, relata.
Retrospectiva FC: após bom 2023, Barra se prepara para ano histórico
Entretanto, apesar do revés do Catarinense, o Camboriú conquistou feitos inéditos na temporada de 2023. Na Copa do Brasil, com muita polêmica de arbitragem, o time passou para a segunda fase e perdeu para o Bahia, por 1 a 0. Enquanto na Série D, o time foi até as oitavas de final, perdendo para o Atletic FC, por um placar agregado de 2 a 1.
“Na sequência do ano o Camboriú fez um baita trabalho na Copa do Brasil e conseguimos uma classificação inédita. Jogamos a primeira vez a Copa do Brasil e já passamos de fase”.
O presidente comenta que durante a segunda fase da Copa do Brasil, em um confronto contra o Bahia, o time catarinense poderia ter tido mais sorte. “Muitos erros de arbitragem naquele jogo, gol mal anulado”.
LEIA MAIS NO PORTAL MENINA: Barra FC tem 2024 como ano mais importante da história; conheça alguns jogadores e comissão técnica do Pescador
Na série D, Cruz avalia que a classificação aconteceu em um grupo forte, com Caxias (RS), Hercílio Luz (SC), Concórdia (SC), Brasil de Pelotas (RS), São Joseense (PR), Aimoré (RS) e Novo Hamburgo (RS). Classificado em terceiro lugar no grupo, o Camboriú disputou a segunda fase da Série D contra o Maringá. Com empate nos dois jogos, a classificação para as oitavas se deu por meio dos pênaltis. Nas oitavas, o time perdeu para o Atletic.
O ano de 2024, segundo o presidente, será de planejamento e foco para que em 2025 o time retorne à elite do futebol catarinense. “Estamos fazendo o planejamento de 2024. Vamos trabalhar a base o ano inteiro e fazer um grande time para tentar voltar à elite do futebol catarinense”.
O apoio da torcida para Cruz é diferenciado e o presidente afirma que ela mostrou sua força nas últimas temporadas. “Falavam que o Camboriú não tinha torcida e a gente provou que a torcida é muito grande. Quando precisa ela vem”.
Confira a reportagem em áudio: