Suspensos desde março de 2020, quando iniciou a pandemia da Covid-19 no Brasil, os cruzeiros marítimos vão retornar a costa brasileira em novembro.
A informação foi confirmada pelo Ministério do Turismo que vai publicar uma portaria para a retomada do serviço turístico, também será editada nos próximos dias pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma norma com os protocolos sanitários. As viagens também deverão respeitar as regras das cidades onde os navios atracarem.
Segundo o Ministério do Turismo, a autorização para a temporada de cruzeiros 2021/2022 envolveu a aprovação conjunta de medidas dos Ministérios da Saúde, da Justiça, da Infraestrutura, da Casa Civil e da Presidência da República. A expectativa, informou o governo, é gerar R$ 2,5 bilhões para a economia e criar 35 mil empregos, o que representaria crescimento de 11% em relação à temporada 2019/2020.
A expectativa é que sete navios operem no litoral brasileiro para temporada de cruzeiros 2021/2022, que vai de novembro até abril do próximo ano. As embarcações devem ofertar mais de 566 mil leitos, 35 mil a mais que na temporada 2019/2020, e farão cerca de 130 roteiros e 570 escalas em portos brasileiros. Entre os destinos previstos, estão Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife e Ubatuba.