A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou a reposição salarial em 7,36% dos servidores públicos do município, durante reunião extraordinária na noite de quinta-feira (26). A revisão geral seria a reposição da inflação de 2022 e contempla todos os servidores do Poder Legislativo, autarquias e fundações, bem como aos aposentados e pensionistas, além dos servidores do quadro do magistério público.
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores (SISEMBC), Valdir Loli, o índice de reposição aprovado por assembleia em dezembro, foi de 7,62%, porém, o executivo concedeu 7,36%. “Esse é o índice de revisão geral e já passa a valer este mês, o servidor já vai receber o salário reajustado com este valor e também para quem recebe o cartão alimentação extensivo ao magistério,” explica.
Já o magistério possui uma lei municipal diferenciada e tem o piso nacional do magistério divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), de 14,95%. Porém, para a categoria, o executivo concedeu 7,36%. “Os profissionais não estão satisfeitos e buscam essa diferença, assim como já tem uma diferença do ano passado”, destaca.
Loli comenta que o executivo alega que não paga o valor da portaria do MEC, sob a justificativa de que não se aplica para o município. “Mas essa portaria tem eficácia, inclusive tá sendo discutido na justiça, aliás, outros municípios já pagam”, enfatiza. Loli destaca que em 2020 o MEC zerou o índice, porém, o prefeito municipal concedeu o reajuste de 4,32%, após o magistério entrar na justiça.
O presidente ainda salienta que as reivindicações do SISEMBC são deliberadas em assembleia geral e quando o magistério retornar para sala de aula, uma nova assembleia será convocada para fazer os novos encaminhamentos.
Dá o play e acompanhe a entrevista completa no programa Jornal da Menina desta sexta-feira (27):
SALÁRIO E CARTÃO-ALIMENTAÇÃO
O cartão-alimentação passa a vigorar no valor de R$ 515,75, bem como o piso mínimo salarial dos servidores públicos municipais passa a ser de R$ 1.869, já computados neste montante o valor da reposição salarial de 7,36%. Confira na íntegra clicando aqui.