Estudantes da rede estadual de ensino de Santa Catarina tem até esta sexta-feira (8), para fazer a rematrícula referente ao ano letivo de 2022. Os pais e responsáveis devem atualizar as informações dos alunos na plataforma Estudante On-line.
Após a confirmação dos dados, os estudantes serão rematriculados automaticamente em suas escolas de origem entre os dias 18 e 22 de outubro. Para os novos estudantes e para quem deseja ingressar em outra unidade escolar, o período de matrícula será de 1 a 3 de dezembro.
Pelo site da matrícula, o aluno ou familiar fará a solicitação e será cadastrado no sistema da Secretaria de Educação (SED), por ordem de acesso. É necessário que o estudante já possua o cadastro gov.br, que pode ser realizado antes do momento da matrícula.
De acordo com a SED, nas unidades escolares em que a quantidade de pedidos de matrícula é maior que o número de vagas disponíveis, os estudantes serão selecionados por sorteio.
Para concorrer às vagas, os estudantes devem realizar sua pré-matrícula neste site entre os dias 17 e 19 de novembro. As regras para o sorteio e a lista de unidades que se aplicam ao modelo de ingresso na escola serão divulgadas nas próximas semanas.
Passo a passo para o recadastro
Ao acessar a plataforma Estudante On-line, o aluno ou familiar deve fazer login com o número de matrícula e data de nascimento. Ao entrar na aba recadastro, o usuário deverá conferir os dados, atualizar o que for necessário e clicar em confirmar.
Para os estudantes que não possuem computadores ou qualquer meio de acesso à internet, é possível realizar o procedimento em qualquer uma das escolas estaduais de Santa Catarina.
Matrícula exige cadastro no site gov.br
Ao acessar o site gov.br, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar. Depois, o estudante ou familiar deve preencher dados pessoais e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.
Após esta etapa, o sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS.
O código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro. Ao final, o estudante precisa ainda criar uma senha antes de o cadastro ser concluído.
A inscrição no sistema gov.br deve ser realizada por cada aluno ou familiar com antecedência, antes da abertura do período de matrículas.
Foto: Maurício Vieira / Secom