Uma reunião entre o vereador Eduardo Zanatta (PT) no gabinete do prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira (PL), na manhã desta terça-feira (24), debateu o reajuste de 14,95% do piso salarial do magistério. O valor foi anunciado na última semana pelo ministro da Educação, Camilo Santana. A reivindicação pela reposição salarial, bem como a data-base dos servidores municipais, do cartão alimentação e demais pautas dos servidores municipais são pleiteadas desde 2021. Para que se cumpra a lei, Zanatta enviou um pedido de indicação ao executivo, para que o reajuste seja aplicado ainda em janeiro.
“Deve ser realizada uma reunião extraordinária onde será votado o piso do magistério, a reposição salarial do serviço público geral na cidade com uma atualização do plano de cargos e carreiras do município”, destaca.
Na reunião, foi anunciado que será concedido uma reposição geral no vale-alimentação para os servidores no valor de 7,36%. De acordo com Zanatta, o executivo questiona que a lei do piso que permite o reajuste de quase 15%, em que o governo federal se baseia, não é válida. “O município alega que o dispositivo que permite fazer esse ato não existe mais, então o município diz que se os profissionais se sentem prejudicados, eles têm que questionar na justiça”, relata.
Leia também: Adolescente é apreendido por tráfico de drogas, em Itajaí
Outro requerimento abordado foi em relação ao plano de carreira dos servidores, que conforme Zanatta, a prefeitura se comprometeu a revisar várias carreiras que estão defasadas. “Não conseguimos falar sobre todas, mas eu espero que muitas carreiras, como assistente administrativo aqui na nossa cidade, sejam reajustadas e sejam aumentadas o valor base para que essas pessoas tenham mais condições de vida digna”, pontua.
- Confira a reportagem com o vereador Eduardo Zanatta: