Balneário Camboriú e Camboriú irão adotar o protocolo internacional do Federal Bureau of Investigation (FBI) em busca de uma maior segurança nas escolas. Segundo o comandante do 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Rafael Vicente, o objetivo do treinamento será a prevenção e a defesa em caso de ataque.
“Nesta quinta-feira, 13, faremos um treinamento padronizado para as forças de segurança e na segunda-feira, 17, iniciaremos as palestras nas escolas”, explica o comandante.
O comandante relata que pequenos comportamentos podem prevenir um crime e salvar vidas. De acordo com ele, o simples fato de um professor conseguir trancar uma porta no momento certo, faz com que o criminoso não entre na sala e diversas vidas sejam poupadas.
Ação imediata:
Após o conhecimento por parte da prefeitura e órgãos de segurança da tragédia na creche em Blumenau, o comandante expõe que o primeiro passo feito foi a suspensão das aulas, visto que o momento era de pânico e incerteza. “Ninguém sabia se era uma série de situações que poderiam ocorrer ou se era um caso isolado”.
Posteriormente, a Polícia Civil caracterizou a tragédia como um caso isolado. Sendo assim, as aulas puderam ser retomadas com a devida segurança por parte da Polícia Militar, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito. Nos dias 10 e 11, reuniões com diretores das escolas municipais e privadas foram realizadas para que pudesse ser passado as ações seguintes.